Direito Global
blog

Briga de advogados

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, estava em João Pessoa nesta quarta-feirar para o lançamento do Comitê contra o Caixa 2 nas eleições municipais, mas desistiu de participar da solenidade ao ser acusado de “golpista” por um grupo de advogados. Diante das manifestações, Lamachia cancelou os demais compromissos, inclusive uma coletiva de imprensa, e retornou a Brasília.

As informações dão conta de que durante a posse do Conselho da Subseção da OAB de Campina Grande, o jurista foi confrontado e chamado de “golpista”. Alguns advogados presentes se manifestaram contrários ao presidente e a segurança precisou ser acionada para restabelecer a ordem.

O motivo seria o apoio que Lamachia manifestou em relação ao processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

A solenidade em João Pessoa aconteceria no auditório da OAB-PB. Após o lançamento, Cláudio Lamachia, e o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, deveriam conceder uma entrevista coletiva à impressa. Com receio de represálias, o advogado cancelou o segundo dia de visita em João Pessoa e retornou a Brasília.

Sua decisão foi motivada após alguns colegas locais do presidente alertarem que o protesto contra o “golpista” na capital seria mais intenso.

O evento abandonado

O objetivo do evento é instalar comitês em todos os municípios para fiscalizar, conscientizar e receber denúncias de cidadãos sobre irregularidades no financiamento de campanhas para prefeito e vereador, como as voltadas às eleições que serão realizadas nas eleições deste ano.

A proposta visa ainda mobilizar advogados e contadores a prestarem gratuitamente seus serviços para auxiliar a Justiça Eleitoral na fiscalização de campanhas suspeitas, assim como conscientizar o eleitor a suspeitar de candidatos cujas campanhas tenham a aparência de incompatíveis com os recursos arrecadados.