Direito Global
blog

Jurista alemão

A palestra hoje (29) no TST do jurista alemão Alexy, um dos mais influentes filósofos do Direito alemão contemporâneo, contou com a presenca do vice-presidente do tribunal, ministro Emmanoel Pereiras e dos seus colegas do STF, ministros Luis Roberto Barroso e Gilmar Mendes. O tema foi sobre a “Teoria da Proporcionalidade” que segundo palestrante mudou os conceitos do constitucionalismo. A razão e a ponderação passaram a ser elementos inerentes às decisões constitucionais.

Robert Alexy, nascido em Oldenburg, na Alemanha,em 9 de setembro de 1945, graduou-se em direito e filosofia pela Universidade de Göttingen, onde recebeu o título de PhD em 1976, com a dissertação Uma Teoria da Argumentação Jurídica, e a habilitação em 1984, com a Teoria dos Direitos Fundamentais – dois clássicos da Filosofia e Teoria do Direito.

Ele é professor da Universidade de Kiel e em 2002 foi indicado para a Academy of Sciences and Humanities at the University of Göttingen. Em 2010, recebeu a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha.