Direito Global
blog

Violência geral

Em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, recursos provenientes da aplicação da pena de prestação pecuniária estão sendo revertidos em ações para reforçar a segurança pública. A ideia partiu do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) da Polícia Militar.

O

s principais acessos à cidade e pontos de cinco bairros com os maiores índices de criminalidade e acidentes de trânsito passaram a ser monitorados por câmeras. Foram instalados dez equipamentos com capacidade para filmar em um giro de 360 graus, além de permitirem o monitoramento com riqueza de detalhes através do zoom.

Além das câmeras, foram adquiridos transmissores sem fio, monitores, postes e gravadores. Com o sistema desenvolvido, as câmeras ficam diretamente conectadas ao Ciosp, o que garante ação rápida da polícia no local da ocorrência.

Outro ponto positivo é que o monitoramento tem inibido a ação de criminosos, o que pode ser confirmado em razão da redução de crimes relacionados ao tráfico de drogas, por exemplo, onde o sistema está operando. As imagens captadas também servem de apoio para as investigações da Polícia Civil.

“Com a corrupção, o que nós vemos é o dinheiro público sendo usado para o crime em benefício próprio de alguns, como fraude à licitação e lavagem, e esse projeto faz exatamente o inverso, porque o dinheiro adquirido com o crime é revertido em benefício da própria sociedade, a que detém verdadeiramente o poder, já que esse poder emana do povo, e nunca deixar de lembrar que segurança pública é responsabilidade de todos”, comenta o promotor de Justiça Iverson Bueno, promotor gestor das Promotorias de Cruzeiro do Sul.