Direito Global
Sem a toga

Vitória de Pirro

Advogado de sucesso antes de chegar ao STJ pelo Quinto Constitucional da OAB o ex-presidente do tribunal e hoje ministro aposentado , Cesar Asfor Rocha estava almoçando com os conselheiros federais na sede da entidade – reunião do Pleno – quando foi criado o Conselho Nacional de Justiça.

Roberto Busato era o presidente nacional da OAB. Na hora do tradicional cafezinho após o almoço, Busato conversava animadamente com Cesar Rocha sobre a criação do chamado órgão de controle externo do Judiciário.
– Ministro, a OAB conseguiu vencer uma luta antiga, o Judiciário não vai ter mais férias coletivas no final de ano. Vai funcionar direto. Uma grande vitória, comemorou.
Cesar Rocha, olhou para Busato e disse: “a OAB está dando um tiro no pé. Se não tiver férias conjunta dos magistrados como é que o advogado que trabalha sozinho no escritório vai tirar férias? Vai trabalhar direto o resto da vida? perguntou o ministro.
Não demorou muito e os advogados, que antes criticavam as férias dos magistrados, começaram a reclamar junto à OAB que não estavam mais conseguindo tirar férias com a família.