Direito Global
blog

A travessia do Sono

A segurança dos passageiros de barcos nas travessias dos rios Tocantins e Sono rumos às praias da região de Pedro Afonso vem preocupando o Ministério Público Estadual (MPE). Por meio da Promotoria de Justiça de Pedro Afonso, foi realizada reunião com as associações de barqueiros, barraqueiros, representantes do Município, Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins e polícias militar e civil.

Apesar do efetivo pequeno, a Capitania Fluvial, representada pela Tenente Vaneide Ferreira, lembrou que serão cobrados dos barqueiros a documentação das embarcações e dos condutores.
O promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto informou às autoridades presentes que o foco do encontro era orientar os barqueiros sobre os procedimentos de segurança que devem ser adotados e sobre a necessidade de fiscalizações durante a temporada de praia.

Uma das preocupações colocadas pelo capitão da Polícia Militar, Valdemir Silva Reis, foi quanto ao número excessivo de passageiros nas embarcações e ao controle da saída daquelas que estejam cumprindo devidamente as determinações impostas. A sugestão apontada é que a administração municipal proceda à organização das embarcações.

“Os barqueiros devem cumprir as determinações de segurança, especialmente quanto ao uso de coletes e ao número máximo de passageiros permitido por embarcação. No caso de o passageiro se recusar a usar o colete, por exemplo, caso haja necessidade, a polícia militar deve ser acionada”, orientou Luiz Antônio.

O delegado de Polícia, Wlademir Costa de Oliveira ressaltou que a negligência de barqueiros pode gerar graves riscos à vida e que, em caso de mortes, eles poderão ser indiciados por homicídio culposo, podendo até responder por homicídio doloso.