Direito Global
Sem a toga

Speak portuguese !

Ao ler a decisão da juíza do Rio de Janeiro, Daniela Barbosa Assumpção de Souza, que deu a ordem para o bloqueio do WhattsApp, me chamou a atenção a parte em que ela reclama que a resposta do Facebook ao seu questionamento veio todo escrito em inglês e não em português.

Lembrei de um fato ocorrido em 1990 quando era subsecretário de imprensa do Palácio do Planalto juntamente com o então secretário do Itamaraty e jornalista, Pedro Luis Rodrigues. Antes de assumir no Palácio do Planalto, Pedro Luiz – hoje em embaixador aposentado – integrava a equipe brasileira na Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos.

O então presidente da República, Fernando Collor ia receber o presidente George W. Bush. Eu e Pedrinho estávamos no terceiro andar do Palácio aguardando a chegada da imprensa americana para a cobertura do encontro no gabinete presidencial.

De repente, surge um impasse em relação à entrada dos repórteres-fotográficos americanos no gabinete. Tudo ao contrário do que estava previamente estabelecido.

Os responsáveis pela imprensa na Casa Branca vieram conversar para tentar alterar o esquema em cima da hora. Não aceitamos e o assessor principal passou a falar com rispidez.
Pedro Luiz, então, com toda a educação deu o troco:

– Quando estou na Casa Branca converso com vocês em inglês. Agora, como vocês estão na sede do governo brasileiro solicito que falem comigo em português !