Direito Global
blog

Alienação parental

Alienação parental é o nome pomposo que o mundo jurídico dá a uma ação muito comum no cotidiano: ocorre quando um pai ou uma mãe desqualifica um ao outro, prejudicando o relacionamento com o filho. Estima-se que as ocorrências de alienação parental prejudicam 16 milhões de crianças no Brasil atualmente.

Os dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) impressionam: caso os números não recuem, nos próximos 10 anos, o Brasil terá 10% de sua juventude atingida por graves problemas emocionais e psicológicos.

Ocasionada por desconhecimento ou efeito de patologia, não importa, o que vale é a alta incidência de ocorrências no Brasil, daí a importância do III Congresso Internacional sobre Alienação Parental e Guarda, programado para setembro, em Salvador. O III Congresso acontece simultaneamente ao V Congresso Internacional de Direito da Família.

Realizados pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-Ba) e pela Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF-Ba), os congressos contarão com a participação de renomados pesquisadores e palestrantes nacionais e internacionais.