A presidente do TJ da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago conheceu, em Recife, as ações promovidas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco no combate da violência doméstica contra a mulher. O presidente em exercício do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, recepcionou a presidente ao lado da desembargadora Daisy Andrade, coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar, órgão da corte pernambucana.
Um dos projetos é o botão de pânico. A ferramenta já está sendo utilizada por 50 mulheres da comarca de Jaboatão de Guararapes, na Região Metropolitana de Recife, que disparam o equipamento ao sentirem-se ameaçadas pelo agressor. Foi apresentada a rede de proteção à mulher, formada por organizações não governamentais e entidades públicas, e as ações voltadas para o monitoramento eletrônico dos agressores.
Uma Instrução Normativa regulamenta o uso de tornozeleiras eletrônicas e a especificidade de um aparelho de localização GPS para a utilização da mulher vítima de violência.