Direito Global
blog

Leitura Livre

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, por meio de sua Biblioteca, lança um novo projeto: o Leitura Livre. A ideia é disponibilizar livros aos presos que são conduzidos dos presídios e que aguardam audiências nas dependências dos Fóruns.

A proposta já começa hoje. Inicialmente, o projeto vai funcionar no Fórum de Brasília, Desembargador Milton Sebastião Barbosa. Os presos são escoltados e, enquanto aguardam em local próprio a hora de serem ouvidos pelo magistrado, poderão ter acesso à leitura.

Um carrinho repleto de livros de literatura, autoajuda e temas religiosos estará à disposição para empréstimo aos detentos somente durante o período em que aguardam as audiências. O acesso à leitura aos presos é uma forma de despertar novas oportunidades de cidadania.

A iniciativa é da 1ª Vice-Presidência do Tribunal, comandada pelo desembargador Humberto Ulhôa. O projeto será desenvolvido pela Subsecretaria de Biblioteca, SUBIB, também responsável pelo projeto Estante Livre, lançado em março desde ano, e que já disponibilizou mais de 5 mil livros à população que visita o Fórum de Brasília.

clica