Direito Global
blog

Presos reformam delegacia

Presos que estão reformando a 4ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro Moreninha II, em Campo Grande (MS), por meio do projeto “Mãos que Constroem”, receberam a vistoria do juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que acompanharam de perto o trabalho que vem sendo executado.

Esta é a primeira instituição reformada pelo projeto, uma parceria do Poder Judiciário com o Executivo Estadual e o Conselho da Comunidade que conta com a mão de obra carcerária de presos do regime semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. A obra teve início no dia 5 de outubro. Ao todo uma equipe de 10 reeducandos cumpre jornada diária e tem o prazo de até quatro meses para concluir a reforma.

O magistrado reuniu os detentos para informar a eles que nas próximas semanas o Senai irá iniciar um curso de capacitação, de modo que todos tenham formação na área, inclusive com certificado, o que os ajudará, além da remissão de pena e o salário pela obra, a terem qualificação para ingressarem no mercado de trabalho, pós cumprimento da pena.

O “Mãos que Constroem”, frisou o juiz, “é uma oportunidade para que vocês sirvam de exemplo até mesmo para os demais presos e para sociedade, além da própria polícia que passa a ver que, embora vocês tenham cometido erros, são capazes de recomeçar”.

clica