Direito Global
blog

32 anos sem Marão

Há exatos 32 anos, às 23h55m do dia 11 de novembro de 1984, era brutalmente assassinato o repórter-policial do Correio Braziliense e da Rádio Planalto, Mário Eugênio, mais conhecido entre os colegas como ‘Marão’. Era um domingo à noite e ele saía da Rádio Planalto após gravar o programa Gogó das Sete que iria ao ar no dia seguinte.

Ao chegar na área do estacionamento em frente do edifício onde funcionava a rádio recebeu do policial civil Divino José de Matos, conhecido como Divino 45, sete tiros na cabeça quando estava próximo ao seu carro. Como suspeitos de mandantes do crime, o inquérito policial apontou o Secretário de Segurança do Distrito Federal na época, coronel Lauro Rieth, e o delegado coordenador da Polícia Especializada, Ary Sardella.

Ambos tiveram a prisão decretada pelo juiz Edson Smaniotto, da 6ª Vara Criminal. Em recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), Rieth apresentou dois habeas corpus. Em um deles, alegou que não havia indícios suficientes de provas nos autos no outro alegou que deveria ser julgado em foro especial por prerrogativa de função. O primeiro argumento foi negado, mas os ministros acataram o de que ele deveria ser julgado no foro especial.

Mario Eugênio nasceu no município de Comercinho, em Minas Gerais, no dia 3 de janeiro de 1953. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Quando foi assassinado, Mário estava com 31 anos.