Direito Global
blog

Dallari 8.5

Uma ligação o jurista Dalmo de Abreu Dallari não irá receber amanhã, dia 31/12, quando completa 85 anos: do ministro Gilmar Mendes, do STF. Há dez anos, o jurista e professor da USP publicou artigo que dizia o seguinte: “Gilmar Mendes no STF é a degradação do judiciário brasileiro”. Recentemente, Dalari reafirmou a sua posição e disse mais: “Há algo de errado quando um ministro do Supremo vive na mídia”.

Nascido em Serra Negra (SP), o jurista é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Entre suas principais obras destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado.

Em 2001, publicou obra pioneira acerca de perspectivas do Estado para o futuro – intitulando-a de O Futuro do Estado – trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos múltiplos Estados do Bem-Estar.

Em 1996 tornou-se professor catedrático da UNESCO na cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância, criada na Universidade de São Paulo], tendo participado de seu primeiro Congresso em 1998.

clica