Direito Global
blog

Sergio Cabral preso no ‘Bandeira Stampa’

O ex-governador Sérgio Cabral está preso no Rio de Janeiro na cadeia pública Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó, antigo Complexo Penitenciário de Bangu. O nome da cadeia pública foi dado em homenagem ao desembargador Carlos Luiz Bandeira Stampa, já falecido, e que se notabilizou em 1963 por presidir o Tribunal do Juri que condenou a cumprir pena em regime fechado Neide Maria Maia Lopes, mais conhecida da população mais antiga do Rio de Janeiro de A Fera da Penha. Ela ficou conhecida pelo sequestro e assassinato de uma criança de 4 anos, Tânia Maria Coelho Araújo , em um caso rumoroso ocorrido em 30 de junho de 1960 que chocou a sociedade brasileira da época.

O complexo foi criado em 1987 quando o então governador do Rio de Janeiro, Wellington Moreira Franco decidiu criar ali, na região agrícola de Bangu, o presídio de segurança máxima Bangu I.
Hoje, o complexo se localiza no bairro do Gericinó, um fracionamento de Bangu criado por um decreto de 2004 para supostamente elevar a auto-estima dos moradores da parte central daquele bairro, que era conhecido como o bairro dos presídios. Garotinho e Cabral foram presos.

clica