Direito Global
blog

Cem anos de um familiarista

Haroldo Lins e Silva completaria hoje (15) 100 anos de idade. Filho de magistrado, irmão de advogados entre outros, Evandro e Raul, foi o criador da especialização do “Advogado de Família”. Na década de 50, já pensava em apenas praticar o Direito de Família, mas em 1962, juntamente com seu filho Paulo, já consigo trabalhando, resolveu receber no escritório apenas os clientes que os buscavam em matérias dessa natureza. Deixou de ser “civilista” ou “comercialista” e passou a ser “familiarista” como hoje se denomina.

Foi Conselheiro da OAB, colunista da Revista Pais e Filhos, autor e palestrante em todo o Brasil em temas de Direito de Família, Até falecer, prematuramente, aos 69 anos de idade (1986) esteve envolvido nas mais importantes causas de família de nosso país. Estimulou seu filho a abrir frente na especialização no exterior. Para ele uma reconciliação era muito mais importante, que a vitória num antigo “desquite” ou um divórcio litigioso.

Suas ideias e orientações deixaram frutos nessa especialização, formando uma gama de novos seguidores neste ramo. Diversas instituições, nacionais e internacionais, foram criadas nessa especialização destacando-se no Brasil, o IBDFAM-Instituto Brasileiro de Direito de Família, onde seu filho é diretor.

Hoje, Paulo (filho) e seus netos, João Paulo, Marcos, Paulo e Sérgio, seguem suas trilhas na dedicação exclusiva a essa especialização que criou. No dia 15 de janeiro de 2017, hoje, se presta uma homenagem ao centenário de vida de um homem que plantou ideias inovadoras no Direito e seus frutos estão se reproduzindo.

clica