Direito Global
blog

Proposta de servidora

A indignação diante dos males provocados pelas drogas nos jovens. Foi a partir disso que a servidora da Justiça Federal no Rio Grande do Norte Renata Telles, com atuação na 9ª Vara Federal, Subseção de Caicó, desenvolveu um projeto de lei voltado para a política anti-drogas e com o programa “Com Drogas não se brinca”. A Câmara Municipal de Caicó aprovou a proposta, apresentada a partir do vereador Alex Dantas, e hoje o projeto já é lei 4.902.

O Programa prevê uma campanha de educação permanente dentro das escolas, com a participação de instituições sociais, da área de saúde, segurança, cultura e outras, a fim de fomentar cientificamente o ensino antidrogas. Cada escola criará, junto com seus alunos, projetos com base no ensino desenvolvido.

Ao final do ano letivo, a lei determina a promoção da Semana Municipal Antidrogas, com a apresentação e premiação dos projetos elaborados pelos alunos e com a participação de toda sociedade e instituições vinculadas ao tema.

“O Projeto de Lei Antidrogas surgiu pela perplexidade diante de tantos males causados pelo uso desta substância em nossa sociedade. Drogas licitas e ilícitas destroem a saúde de seus usuários e de suas famílias; além de contribuir para o aumento da violência social. A cada ano, o consumo de entorpecentes entre adolescentes e jovens vem crescendo rapidamente, deixando suas famílias e sociedade muito apreensivas”, comenta Renata Telles.