Direito Global
blog

Todos, menos um

Todos os segmentos da justiça brasileira – exceto a Justiça Federal – estão representados na atual composição do Supremo Tribunal Federal (STF). A classe dos advogados é que tem o maior número de ministros: Carmen Lúcia, Luis Roberto Barroso e Luiz Fachin.

Logo a seguir vem a Justiça Trabalhista com dois ex-ministros do TST: Marco Aurélio Mello e Rosa Weber. A Justiça Estadual tem dois ex-desembargadores de Tribunais de Justiça: Ricardo Lewandowski, do TJ-SP e Luiz Fux, do TJ do Rio.

Neste caso há apenas uma diferença. Lewandowski chegou à magistratura pelo Quinto Constitucional da advocacia e Fux é juiz de carrreira. Lewandowski e Fux são nascidos no mesmo estado, o Rio de Janeiro. Lewandowski, no entanto, estudou e atuou como advogado em São Bernardo do Campo e, posteriormente, na capital paulista.

O Ministério Público Federal tem como representante o ministro Gilmar Mendes. A Advocacia-Geral da União tem na composição do STF o ministro Dias Toffoli e o Ministério Publico Estadual o decano do STF, ministro Celso de Mello.