Direito Global
blog

Acordo ambiental

Um acordo inusitado celebrado na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, através do Programa de Mediação JFMEDIA, gerará importante campanha de educação ambiental em Macaíba. O caso envolveu o Procurador da República no Rio Grande do Norte, Victor Mariz, e o pastor Jailson Bertold de Brito.

Na audiência de mediação, originária de um processo no qual o pastor era acusado de extração irregular de minério, foi feito um acordo mediante o qual ele se comprometeu a elaborar duas cartilhas destinadas a crianças e adultos,com a finalidade de veicular orientações de como promover a proteção do meio ambiente, especialmente contra danos de mineração.

Um acordo que marcou a sensibilidade do Ministério Público Federal, com o Procurador Vitor Mariz proferindo uma verdadeira aula magna de educação ambiente e do Pastor Jailson Bertold de Brito que percebeu, ao longo da audiência, o seu relevante papel na sociedade como missionário de Cristo e a grande oportunidade de educar jovens e adultos em uma comunidade rural de Macaíba.
O acordo marca um novo capítulo na Justiça Federal do RN, através do Programa de Mediação JFMEDIA, muito mais voltado hoje à resolução amigável dos problemas, na qual as duas partes terminam sempre ganhando.