Direito Global
blog

Merece punição

A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon acredita que a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Marília Castro Neves, “merece uma punição” pelas declarações dadas sobre o caso da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada na semana passada.

“Ela foi leviana, irresponsável de dar uma declaração baseada em uma rede social. Uma desembargadora, uma pessoa que conhece as leis, não pode ter esse comportamento. Acho reprovável. Acho que ela merecia uma advertência, uma punição”, afirmou, ao Metro1. A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disse, no entanto, que a magistrada não pode ser “execrada”. “Existem coisas piores no Judiciário, como corrupção de juiz, que são tratadas à boca pequena”, ponderou.

Apesar da representação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Eliana acha que, pelos posicionamentos do corregedor atual do órgão, as chances de punição são poucas. “O CNJ tem sido muito condescendente em relação à punição de magistrados. O corregedor declarou que estava na corregedoria para blindar juízes. Se ele continuar assim, ela não será punida. Se for ouvir a opinião pública, ela vai ser punida”, cogitou.