O filho do ex-presidente da República Joao Goulart, o Jango, o político Joao Vicente Goulart vai sair candidato nas próximas eleições ao cargo de presidente da República. Presidente do Partido Pátria Livre (PPL), Joao Vicente terá um candidato de peso em Sergipe na disputa por uma vaga de Senador: Henri Clay Andrade, natural de Lagarto, 49 anos, e pela segunda vez presidente da Seccional da OAB sergipana.
Hoje (22), Henri Clay comunicou oficialmente os membros do Conselho Federal da OAB a decisão de se licenciar do cargo para disputar as eleiçoes de outubro próximo.
Embora a Lei Complementar nº 64/90, estabeleça o dia 07 de junho como prazo limite para o afastamento da Presidência da OAB/SE, resolvi antecipar a minha licença em virtude da manifestação espontânea, expressiva e determinante da advocacia e da sociedade sergipanas para eu assumir a condição de pré candidato ao Senado Federal.”, disse Henri Clay no comunicado oficial.
Segue a íntegra da carta de Henri Clay ao Conselho Federal da OAB:
“Cumprimentando-o cordialmente, dirijo-me a Vossa Excelência para comunicar oficialmente ao ínclito Conselho Federal e ao egrégio Colégio de Presidentes da OAB a minha decisão de me licenciar do honroso cargo de Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Sergipe, com o intento de concorrer a cargo eletivo nas próximas eleições gerais.
Embora a Lei Complementar nº 64/90, estabeleça o dia 07 de junho como prazo limite para o afastamento da Presidência da OAB/SE, resolvi antecipar a minha licença em virtude da manifestação espontânea, expressiva e determinante da advocacia e da sociedade sergipanas para eu assumir a condição de pré candidato ao Senado Federal.
O manifesto coletivo promovido pela advocacia, contou com o respaldo de significativos segmentos sociais e ganhou forte e surpreendente repercussão pública. De modo que não me sinto mais confortável para permanecer no exercício da Presidência da OAB/SE até a data estabelecida por lei. Sinto-me convocado para uma grandiosa e desafiante missão democrática, a qual assumirei com coragem, combatividade, ética e espírito republicano, valores e princípios inerentes ao meu caráter e à advocacia brasileira.
Defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático, os direitos humanos, a justiça social e dignificar a advocacia são os compromissos que jurei ao me tornar advogado há 25 anos.
Agradeço o privilégio da companhia amiga dos valorosos e combativos Presidentes de Seccionais e dos Conselheiros Federais da OAB, admiráveis companheiros de lutas democráticas em defesa da cidadania e por justiça social.
Colho também o ensejo, Presidente Cláudio Lamachia, para expressar o meu especial apreço e o meu absoluto respeito por Vossa Excelência e pelos diletos diretores do Conselho Federal da OAB.”
Brasília, 22 de maio de 2018.
HENRI CLAY ANDRADE
Presidente da OAB/SE