Direito Global
blog

Semana Farroupilha

Vestindo pilcha e usando linguagem e cenários gaúchos, servidores, estagiários, voluntários, magistrado, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e partes das comarcas de Pelotas e Pinheiro Machado prestarão homenagem à Semana Farroupilha com a realização de audiências crioulas. Em Pinheiro Machado será no dia 14/9, às 20h, no Centro de Tradições Gaúchas Lila Alves e em Pelotas no dia 18/9, às 20h, no Largo do Mercado Público.

Em cenário típico e nas dependências de Centro de Tradições Gaúchas, serão instruídos e julgados processos de usucapião em que cidadãos buscam a regularização do título de propriedade dos imóveis em que residem. As manifestações dos interessados e as sentenças devem ser redigidas em versos gaúchos.

De acordo com o magistrado Marcelo Malizia Cabral, que coordena as atividades e presidirá as audiências crioulas, o objetivo da ação é aproximar do Poder Judiciário da comunidade e prestar homenagem à cultura gaúcha. “Com esses eventos também podemos mostrar à comunidade como se realiza uma audiência e como se dá o julgamento de um processo, destacando o caráter público dos atos realizados pelo Poder Judiciário”, comenta o juiz.

clica