Direito Global
blog

Sai Dodge, entra Aras

Augusto Aras foi indicado hoje (5) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro para substituir nos próximos dois anos Raquel Dodge no comando da Procuradoria-Geral da República. É casado desde 1992 com Maria das Mercês de Castro Gordilho Aras, atual subprocuradora-geral da República. Tem dois filhos e três enteadas.

Antônio Augusto Brandão de Aras é baiano de Salvador, onde nasceu no dia 4 de dezembro de 1958). É subprocurador-geral da República do Brasil e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). É bacharel em direito pela Universidade Católica do Salvador, mestre em direito econômico pela Universidade Federal da Bahia e doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona as disciplinas de direito eleitoral e direito privado na UnB. É membro do Ministério Público Federal desde 1987.

Exerceu, por concurso público, os cargos de Procurador da Fazenda Nacional e Auditor Jurídico no Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Foi integrante da comissão de juristas constituída pelo Ministério da Justiça para a elaboração do projeto de lei da nova Ação Civil Pública e participou da comissão de juristas constituída pela Universidade de Brasília, Senado, Câmara Federal e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os estudos destinados à Reforma Eleitoral (2009).

Além disso, é parecerista da Revista da Presidência da República e do Conselho Editorial da Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

clica