Augusto Aras foi indicado hoje (5) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro para substituir nos próximos dois anos Raquel Dodge no comando da Procuradoria-Geral da República. É casado desde 1992 com Maria das Mercês de Castro Gordilho Aras, atual subprocuradora-geral da República. Tem dois filhos e três enteadas.
Antônio Augusto Brandão de Aras é baiano de Salvador, onde nasceu no dia 4 de dezembro de 1958). É subprocurador-geral da República do Brasil e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). É bacharel em direito pela Universidade Católica do Salvador, mestre em direito econômico pela Universidade Federal da Bahia e doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona as disciplinas de direito eleitoral e direito privado na UnB. É membro do Ministério Público Federal desde 1987.
Exerceu, por concurso público, os cargos de Procurador da Fazenda Nacional e Auditor Jurídico no Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Foi integrante da comissão de juristas constituída pelo Ministério da Justiça para a elaboração do projeto de lei da nova Ação Civil Pública e participou da comissão de juristas constituída pela Universidade de Brasília, Senado, Câmara Federal e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os estudos destinados à Reforma Eleitoral (2009).
Além disso, é parecerista da Revista da Presidência da República e do Conselho Editorial da Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.