Direito Global
blog

Dia Internacional da Paz

Declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 1981, hoje, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Paz. A Assembleia Geral consagrou este dia ao fortalecimento dos ideais de paz, no seio das Nações e entre os povos.

O Dia Internacional da Paz foi estabelecido em 1981, através da resolução 36/67 da Assembleia Geral das Nações Unidas. A data deste dia internacional foi escolhida de modo a coincidir com a sessão de abertura da Assembleia Geral

Para marcar a data, o jurista Roberto de Figueiredo Caldas, ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos entre fevereiro de 2013 e maio de 2018, fez a seguinte declaração:

“Hoje, 21 de setembro, é o Dia Internacional da Paz, instituído pela ONU em 1981, dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo.

É tempo de celebrar a Paz, a não violência e de nos conscientizar que os conflitos entre países, nações, povos, partidos, grupos e pessoas devem-se resolver pela via do diálogo e do entendimento.

Mas não apenas pensemos, mas ajamos pela Paz em todos os nossos ambientes de convivência. Observemos nossos atos e se tudo que chega a nós e a nossos entes queridos passa no teste da não violência, como os programas de rádio e televisão, filmes, séries, jogos, brinquedos, grupos e redes sociais, leituras em geral.

Atentemos para não participar ou estimular a disseminação e propaganda do ódio, que tem crescido assustadoramente.

Nossas vidas e o mundo ficarão melhores”.

clica