Direito Global
blog

Inspeção no TJ

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, deu início, hoje (1), aos trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que prosseguem até sexta-feira (5). A abertura aconteceu por meio de videoconferência com o presidente do tribunal estadual, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, em decorrência da pandemia causado pelo novo coronavírus.

“Estamos tendo que aprender a funcionar de modo efetivo, célere e seguro de uma maneira diferente daquela a que estávamos habituados. Nossas inspeções remotas cumprem os requisitos relevantes de segurança, por intermédio de nossas equipes de trabalho, proporcionando confiança em nossa capacidade de coletar os dados necessários à elaboração do oportuno relatório final”, destacou o ministro.

Segundo Humberto Martins, a inspeção ordinária tem a finalidade de contribuir para o aprimoramento da prestação dos serviços jurisdicionais à população, possibilitando que a corregedoria nacional obtenha informações acerca do funcionamento do Poder Judiciário local para que o papel de controle do Conselho Nacional de Justiça possa ser desempenhado de forma eficaz.

“O controle feito pelo CNJ não implica na diminuição da autonomia dos tribunais, nem tampouco significa que existam suspeitas de infrações. Na verdade, o que se busca é tão somente garantir a atuação harmônica de todos os encarregados da administração da Justiça, sempre em prol da melhoria dos serviços prestados ao cidadão”, disse o corregedor nacional. (site do CNJ)

clica