Direito Global
blog

O decano do STJ

O decano (mais antigo) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é o brasileiro naturalizado, nascido em Hamburgo na Alemanha, Felix Fischer em 30 de agosto de 1947. Fischer poderá ficar na ativa até 30 de agosto de 2022 quando completará 75 anos e terá que, constitucionalmente, pendurar a toga.

Atualmente, Fischer se recupera de um problema de saude mas estará de volta ao tribunal assim que os demais colegas retornarem em virtude da pandemia. O decano está no STJ desde 17 de dezembro de 1996, nomeado no segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar de ocupar vaga do Quinto do Ministério Público, quando se aposentar, pelo rodízio entre advogados e promotores, a vaga de Fischer será ocupada por um advogado.

A lista sêxtupla será elaborada pelo Conselho Federal da OAB; reduzida pela metade pelo Pleno do STJ e os nomes dos três escolhidos serão env iados ao Presidente da República que definirá o nome que será encaminhado ao Senado para sabatina. Posteriormente, aprovado o nome, volta para a nomeação pelo Presidente da República.

clica