Direito Global
blog

Pedidos de falência

Na avaliação do advogado especialista em recuperação judicial, Bryan Mariath Lopes, da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), a retração da economia decorrente da crise do novo coronavírus pode impactar o número de pedidos de falência deste ano. Diante da projeção de queda do PIB nacional na faixa de 6%, segundo o Boletim Focus do Banco Central (6,25%) – o número dos pedidos de Recuperação Judicial pode chegar a 3 mil neste ano.

Para Bryan, a decisão das empresas de ingressar ou não com pedido de recuperação judicial dependerá das repercussões negativas econômicas sofridas durante a crise da Covid-19. “ O mercado espera que as empresas avaliem sua situação, renegociem as dívidas com o setor financeiro e busquem uma saída, que pode ser a recuperação judicial”, diz Bryan.

Os pedidos de recuperação judicial subiram 68,6% de abril para maio, segundo a Boa Vista e podem superar o recorde que foi em 2016, com 1.872 registros. ” Ainda não temos um cenário claro sobre o tamanho da crise depois da paralisação da economia, mas já é possível divisar as dificuldades que as empresas pequenas, médias e grandes enfrentarão até o final do ano”, diz Bryan.