Direito Global
blog

‘Industrialização das fake news’

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou na noite desta quarta-feira (24/6) a mesa de encerramento do webinar sobre ‘Fake news, caixa dois e corrupção – diálogos entre Direito Eleitoral e Penal’, organizado pela OAB Nacional. “A industrialização das fake news coloca em risco a democracia, além de ter um grande potencial de criminalização da política”, afirmou Rita Cortez.

No evento, transmitido no YouTube, a advogada trabalhista sentou-se à mesa virtual ao lado do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Felipe Salomão; do vice-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Luiz Viana Queiroz, e do desembargador Gustavo Teixeira, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) .

“A publicação de notícias falsas não é novidade, mas sim o atual método de propagação, que consiste no fenômeno da disseminação em massa de informações inverídicas, por meio da utilização de robôs”, afirmou Rita Cortez. A presidente citou recente debate promovido pelo IAB a respeito das fake news. “Concluímos que, como a população tem direito à informação, é preciso intensificar o combate à industrialização das notícias falsas, resguardando a liberdade de pensamento, de expressão e de imprensa, e sem ter que produzir uma nova legislação, pois a vigente é suficiente para o combate às fake news”, informou Rita Cortez.

clica