Direito Global
blog

As viagens do Papa ao Brasil

O Papa João Paulo II esteve no Brasil em três ocasiões. A primeira delas, chegou no dia 30 de junho de 1980, foi marcada pela expectativa dos brasileiros em receber pela primeira vez um papa no país e pela beatificação do jesuíta espanhol José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo. A segunda aconteceu em 1991, quando o pontífice aproveitou para visitar irmã Dulce, em Salvador. A última passagem de João Paulo II pelo Brasil foi em 1997, quando rezou uma missa campal no Aterro do Flamengo, para 2 milhões de pessoas.

Em 1982, o Papa João Paulo II fez uma visita não oficial ao país ao realizar um rápido discurso durante a escala de seu vôo no Rio de Janeiro. Ele tinha como destino a Argentina.

Durante as três visitas de João Paulo II no Brasil, tanto o Vaticano como os Correios editaram selos comemorativos para registrar a passagem do pontífice no país. Foram impressos oito selos pela Casa da Moeda do Brasil. Um deles em homenagem póstuma, em 2005, ano da morte de João Paulo II.

Primeira visita – 1980
João Paulo II beatificou o jesuíta José de Anchieta, que chegou ao Brasil, em 1553, para catequizar os habitantes do país. O Papa participou do X Congresso Eucarístico Nacional, realizado entre 30 de junho a 12 de julho 1980, em Fortaleza, no Ceará. Ele foi recebido pelo general João Batista Figueiredo, último presidente brasileiro no período da ditadura militar.

Segunda visita – 1991
O Papa João Paulo II foi recebido pelo presidente Fernando Collor de Mello. Em Salvador, capital baiana, ele visitou irmã Dulce, que estava com a saúde debilitada. A religiosa ficou conhecida por se dedicar às crianças carentes da Bahia.

Terceira visita – 1997
O Papa foi recebido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e participou do II Encontro Mundial do Papa com as Famílias, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Ele ficou por quatro dias na cidade. Em seus discursos, João Paulo II condenou o divórcio, o aborto e os métodos contraceptivos. Ele abençoou o Rio Janeiro aos pés do Cristo Redentor. (G1)