Direito Global
blog

Fux assume em setembro o STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 10 de setembro a cerimônia de posse do ministro Luiz Fux na presidência da corte em substituição a Dias Toffoli.

Fux nasceu no Rio de Janeiro em 26 de abril de 1953 e foi criado no bairro do Andaraí. Filho de Mendel Wolf Fux e Lucy Fux, e de pai e avós judeus de origem romena. Estudou no Colégio Pedro II Formado em Direito pela antiga Universidade Estadual da Guanabara (UEG), hoje denominada Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é juiz de carreira oriundo do STJ e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. É torcedor do Fluminense.

Na advocacia privada, Luiz Fux foi advogado da Shell Brasil S.A. Petróleo, aprovado em primeiro lugar em concurso, de 1976 a 1978. De 1979 a 1982, foi Promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas Comarcas de Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Cantagalo, Nova Iguaçu, Macaé e Petrópolis. Foi também curador de fundações, no mesmo período.

De 1983 a 1997, foi Juiz de Direito, aprovado em primeiro lugar em concurso, e exerceu atividades como nas comarcas de: Niterói, Duque de Caxias, Petrópolis, Rio de Janeiro (capital) e Registro Civil das Pessoas Naturais. Promovido por merecimento para o cargo de Juiz de Direito da Entrância Especial da 9ª Vara Cível do Estado do Rio de Janeiro. Durante esse período, exerceu a função de juiz eleitoral na 13ª Zona Eleitoral e 25ª Zona Eleitoral Rio de Janeiro. Foi também promovido por merecimento para o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Alçada do Estado do Rio de Janeiro.

Fux foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, de 1997 a 2001.