Direito Global
blog

Dona Lyda iria fazer 100 anos

Se fosse viva, dona Lyda Monteiro da Silva iria completar 100 anos no próximo dia 5 de dezembro. Nascida em Niterói, ela foi morta em 27 de agosto de 1980 – há 40 anos em um atentado à bomba na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro.

Lyda era a mais antiga funcionária da OAB, secretária do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil quando, aos 59 anos de idade, abrindo a correspondência, fez explodir uma carta-bomba no início da tarde de uma quarta-feira. O artefato lhe decepou o braço, além de outras mutilações, e provocou a morte tão logo foi hospitalizada. Ela veio a falecer no caminho para o Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro.

Funcionária da Ordem dos Advogados do Brasil, onde ingressou em 1936, aos 16 anos de idade, ocupou também o cargo de Diretora do Conselho Federal da OAB, no Rio de Janeiro e em 1980 era secretária do então presidente da OAB no Rio de Janeiro, Eduardo Seabra Fagundes, quando foi vítima de um atentado.

Na ocasião, a OAB era presidida por Eduardo Seabra Fagundes (já falecido), tendo como vice Sepúlveda Pertence que declarou ter sido aquele “foi um dos dias mais chocantes da minha vida”. Pertence era o presidente em exercício da entidade classista e chegou ao prédio momentos após o atentado.