Direito Global
blog

O ataque às Torres Gêmeas

No dia de hoje, há 19 anos, em uma manhã de terça-feira, terroristas da Al-Qaeda, comandada por Osama bin Laden, lançaram dois aviões contra os dois prédios do World Trade Center, as Torres Gêmeas, em Manhattan, no coração de Nova York. O evento mudou os rumos da história, lançando os Estados Unidos em uma guerra contra o terror que dura até hoje.

Além dos cerca de 3 mil mortos, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões, a esmagadora maioria das vítimas era de civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países, e mais de 6 mil feridos no desabamento do World Trade Center, milhares de pessoas desenvolveram câncer e outros males graves, sobretudo de pulmão, ligados à nuvem tóxica que planou durante semanas sobre o sul da ilha.

Os envolvidos no ataque ainda não foram julgados. O julgamento dos cinco homens acusados de planejar os ataques, incluindo o autoproclamado cérebro do atentado, Khalid Sheikh Mohammed, está marcado para 11 de janeiro de 2021 na base militar americana em Guantánamo.

Além dos dois aviões de passageiros se chocaram contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, como parte de uma série de ataques coordenados contra alvos nos EUA, um outro avião sequestrado por terroristas caiu sobre o Pentágono, na Virgínia, e um quarto, sobre a Pensilvânia, depois que passageiros resolveram enfrentar os sequestradores.

Khalid Sheikh Mohammad, acusado de pertencer à Al-Qaeda, foi capturado no Paquistão em 2003 e transferido para a base americana de Guantánamo em 2006. O Pentágono, que é a Secretaria de Defesa dos EUA, informou tempos que Mohammad admitiu ser responsável “de A a Z” pelos ataques de 11 de Setembro. O relatório oficial dos atentados descreve o suspeito como o “arquiteto”, ou seja, um dos mentores do plano. Nascido no Kuwait, de origem paquistanesa, Mohammed se formou nos EUA e viajou pouco depois para o Afeganistão, onde teria encontrado Osama bin Laden.

Osama bin Mohammed bin Awad Bin Laden, mais conhecido como Osama bin Laden ou simplesmente Bin Laden, nasceu em Riad, na Arábia Saudita, em março de 1957. Em 1 de maio de 2011, dez anos desde os atentados do 11 de setembro, o então presidente americano Barack Obama anunciou pela televisão que Osama bin Laden havia sido morto durante uma operação militar dos EUA em Abbottabad, no Paquistão. Seu corpo teria ficado sob a custódia dos Estados Unidos e, após passar por rituais tradicionais islâmicos, teria sido sepultado no mar.

clica