Direito Global
blog

Dia da Democracia

Desde 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 15 de setembro como o Dia da Democracia. A comemoração da data em todo o mundo visa reforçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais.

Para marcar esse dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou uma série de seis vídeos que serão veiculados na página do YouTube e em todas as redes sociais a partir de hoje com reflexões diversas sobre o tema. Cidadãos brasileiros como o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a jornalista Raquel Sheherazade, a roteirista e escritora Rosana Herman e a liderança Witoto do Amazonas, Vanda Ortega fazem parte da ação.

O ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre o assunto e destacou que “a democracia não é o regime político do consenso, mas sim o da convivência civilizada de pessoas que pensam diferente”. Ele destacou que a vida tem muitos pontos de observação e a verdade não tem dono e defende que “quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu parceiro na construção de uma sociedade aberta e plural”.

Na concepção de democracia, de acordo com o presidente do TSE, é uma benção poder expor livremente o que se pensa.

“Quase tudo nessa vida pode ser dito de maneira educada, com respeito e consideração pelo outro. Numa democracia, todos têm direito a voz e voto. Todos tem o mesmo valor. Não desqualifique ninguém. Jogue limpo e ajude a fazer um país melhor e maior”, afirmou Barroso.

Conforme definição da ONU, “a democracia é um valor universal, baseado na livre expressão da vontade dos povos de determinarem os seus sistemas políticos, econômicos, sociais e culturais e a sua plena participação em todos os aspectos de suas vidas”.