Direito Global
blog

Anchieta, um candidato de peso

O advogado José Anchieta da Silva é candidato (único até agora) para presidir a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), criada em 1901, em substituição ao bacharel em Direito, Aguinaldo Diniz Filho, nascido em Curvelo (MG). Atualmente, Anchieta é vice-presidente da entidade. Na sua extensa carreira profissional, já foi conselheiro seccional da OAB de Minas Gerais e delegado do ConselFederal da entidade dos advogados junto ao COADEM – Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul.

Anchieta é nascido no município mineiro de Santa Bárbara, cidade que homenageia o seu filho mais famoso, o sexto presidente da República Afonso Pena. Seu mandato foi de15 de novembro de 1906 até 14 de junho de 1909. Filho de um imigrante português, Pena obteve o bacharelado e doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Exerceu advocacia em seu estado natal e foi eleito deputado provincial em 1874. Em 1878, foi eleito deputado geral, sendo reeleito nas eleições seguintes. Ainda durante o Império, foi ministro de Estado entre 1882 e 1885, comandando as pastas da Guerra, da Justiça, da Agricultura e dos Transportes.

Em 1892, Pena foi eleito presidente de Minas Gerais. Durante seu mandato, mudou a capital estadual de Ouro Preto para Belo Horizonte e fundou a Faculdade Livre de Direito. Em 1903, foi nomeado vice-presidente da República e, na eleição de 1906, elegeu-se presidente com quase a totalidade dos votos. Como presidente, viabilizou o intercâmbio de diferentes unidades monetárias, expandiu o sistema ferroviário e interligou a Amazônia ao Rio de Janeiro pelo fio telegráfico. Morreu no exercício do cargo, em 1909, sendo sucedido por Nilo Peçanha.

Torcedor do Cruzeiro, Anchieta possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É sócio majoritário do escritório JASA – José Anchieta da Silva Advocacia; Advogado e consultor da Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo-Brasília; Ex-conselheiro seccional efetivo da OAB-MG e ex-Delegado do Conselho Federal da OAB junto ao COADEM – Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul. Ex-presidente e Membro nato do Conselho Superior dos Institutos dos Advogados de Minas Gerais – IAMG; Conselheiro Membro da FUNDARQ-Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana.

Foi conselheiro membro do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas-IBR em São Paulo; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais Cadeira nº 57 – Patrono Marquês de Paraná; Membro do Conselho Jurídico da Associação Comercial e Empresarial de Minas-ACMinas; Ex-professor da Faculdade de Direito Milton Campos, em Belo Horizonte-MG; Ex-professor (concursado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Árbitro integrante das listas de Árbitros da Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil-CAMARB, da Câmara de Arbitragem de Minas Gerais – CAMINAS e da Bolsa de Mercadorias de Minas Gerais – MINASBOLSA; Membro da Mesa da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte-MG; Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo-IASP; Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB; Membro da Associação dos Advogados de São Paulo-AASP; Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; Membro da Academia Marianense de Letras; Presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas – AMLJ e Vice-Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais – ACMinas.