Direito Global
blog

Dia do Enólogo

Minha homenagem a dois amigos de longa data, ministro aposentado Paulo Costa Leite, ex-presidente do STJ, com quem tive o prazer e a honra de trabalhar, e ao ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Previdência Social, Jair Soares, época em que fui setorista pela EBN do ministério e também de ter jogado muitas “peladas” de final de semana na casa do meu saudoso e querido pai, Waldemar Henrique Tamanini, na QI 17 conjunto 7 casa 20, no Lago Sul, em Brasília. Ambos são profundos conhecedores de vinho:

Os enólogos estudam e conhecem profundamente o mundo do vinho. Neste dia 22 de outubro, é comemorado o Dia do Enólogo, profissional tão importante, para todos os amantes de vinhos. Esse profissional é responsável pela elaboração da bebida. É ele quem faz o blend (mistura de vinhos bases), tem total conhecimento da terra e das vinhas. O processo de produção dos rótulos começa bem antes das uvas serem plantadas. O enólogo é quem toma as decisões em todas as etapas da bebida, comoa análise do terroir, métodos de irrigação, escolha das mudas, da melhor técnica para plantar, para podar e também para colher.

Após finalizada a fase da colheita das uvas, o enólogo é quem define as técnicas de vinificação, os cortes (mistura de castas), o tempo de amadurecimento e o momento certo de o vinho ir para o mercado. Por tudo isso, ser enólogo é uma das atividades mais fascinantes de todos os tempos.

clica