Direito Global
blog

Dr Bonfim: vacinação ou obrigatória ou não ?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski encaminhou diretamente ao Plenário do STF ações ajuizadas por partidos políticos sobre a vacinação da população contra a covid-19. Ele justificou a medida “em razão da importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus”. A data de julgamento ainda não foi definida.

O site direitoglobal.com.br ouviu médicos de prestigio em todo o pais sobre a vacinação. Ela deve ser obrigatória ou não ? Veja o que pensa o renomado médico cardiologista de Brasília, doutor Bonfim Abrahão Tobias:

Meu caro Tamanini, bom dia, a cada 100 anos uma pandemia dizima milhões de pessoas, como conta a história. Estamos diante desta última e cuja defesa, no momento, são a máscara, o álcool gel, a limpeza adequada das mãos e do rosto, a distância entre as pessoas, o isolamento, os exames diagnósticos complementares e, sobretudo, a consciência da responsabilidade que temos, todos, população e governos, na prevenção. A esperança é a vacina desenvolvida em alguns paises. Milhares de pessoas se submetem aos testes de eficácia que se mostram positivos. É a única esperança que temos para voltarmos a uma rotina habitual. Uma vez aprovada pela Anvisa, deve ser obrigatória. Uma vez que vivemos em comunidade, nós não nos pertencemos, pois somos parte da Sociedade. Temos responsabilidade com ela. Não temos o direito de, se contaminados e assintomáticos, contarminarmos os outros. É crime. Todos deveremos ser, caso não haja uma contra-indicação médica, obrigatoriamente, vacinados. Tendências políticas não têm o direito de “contaminar” a vacina seja ela de que origem for. Abraço grande.

clica