Direito Global
blog

Dr Ataualpa: vacinação obrigatória ou não ?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski encaminhou diretamente ao Plenário do STF ações ajuizadas por partidos políticos sobre a vacinação da população contra a covid-19. Ele justificou a medida “em razão da importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus”. A data de julgamento ainda não foi definida.

O site direitoglobal.com.br ouviu médicos de prestigio em todo o pais sobre a vacinação. Ela deve ser obrigatória ou não ? Veja o que pensa o renomado médico alergista de Belo Horizonte, doutor, professor e pesquisador Ataualpa Reis:

– Caro Tamanini, trabalho com vacinas há 50 anos! Fui Professor e Pesquisador do ICB da UFMG por 35 anos e sou Professor de Pós Graduação em Imunologia do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Minha opinião é que as vacinas que incorporam Micro RNAs ao DNA do indivíduo são ainda uma experiência muito nova e não sabemos quais serão os resultados( a vacina Russa e a de Oxford). Já as vacinas que usam a mesma tecnologia das vacinas de Influenza , usadas há muitos anos no mundo todo, são menos experimentais( vacina Chinesa). Portanto usar o que já vem sendo usado tem mais possibilidades de menos efeitos colaterais!! Quanto a vacinar de uma maneira a todos, acho que numa Democracia plena não faz sentido!! Muitos acham que poderá haver efeitos colaterais ainda não conhecidos? Que poderá não funcionar? Que exigirá doses de reforço?? Porque obrigar??

clica