Direito Global
blog

Milton Nascimento e Belchior

Há 78 anos, no dia de hoje, nascia, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Milton Nascimento, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos músicos da Música Popular Brasileira. Quem nasceu nesse mesmo dia 26 de outubro , mas no ano de 1946, em Sobral, no Ceará, foi o cantor e compositor Belchior. Ele morreu em 30 de abril de 2017, em Santa Cruz do Sul (RS).

Separados por apenas quatro anos de idade, Milton Nascimento e Belchior são dois dos principais nomes da música brasileira dos anos 1970. Milton já tinha estabelecido sua carreira no final da década anterior, foi neste período em que ele se abriu mais para a experimentação musical, compondo obras definitivas como os dois volumes do “Clube da Esquina”, “Minas”, “Geraes”, “Milagre dos Peixes” e “Milton”.

Já Belchior, discípulo direto de Bob Dylan via Ceará, começou sua carreira com o clássico “Alucinação”, de 1976. Nele, firmou seu canto e suas composições como um dos artistas mais originais daquele período, a partir de uma coleção de clássicos que incluía hinos como “Apenas Um Rapaz Latino-Americano”, “Sujeito de Sorte”, “A Palo Seco”, “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais”.