Direito Global
blog

Mensagem cifrada na posse no STF

Por Hylda Cavalcanti

Numa cerimônia rápida e cercada de cuidados sanitários, a posse do novo ministro do STF Kassio Nunes Marques foi marcada por uma mensagem cifrada na saudação do presidente da Corte, Luiz Fux, ao novo integrante do colegiado. Ao cumprimenta-lo, Fux disse que o magistrado tem todos os requisitos para ocupar o cargo, por possuir “reputação ilibada, notório saber jurídico, conhecimento enciclopédico e independência”.

A fala foi avaliada como uma forma de responder às críticas feitas sobre o currículo e a pouca idade de Nunes Marques. Também chamou a atenção, na cerimônia, o semblante fechado do presidente Jair Bolsonaro, que só esboçou alguma reação quando seu indicado foi considerado formalmente empossado. Entre os mais próximos a Bolsonaro, a reação é consequência do acolhimento de denúncia pela PGR contra seu filho Flávio Bolsonaro ontem (4), que o deixou irritado com vários integrantes do Judiciário.

Em todas as solenidades dos tribunais superiores, o ministro empossado costuma ser levado até o local da posse pelo colega mais antigo da Corte e o empossado mais recentemente. No caso do Supremo, seriam estes, respectivamente, os ministros Marco Aurélio de Mello e Alexandre de Moraes. Mas Mello foi substituído por Gilmar Mendes. Ele já tinha avisado, na última semana, que não participaria por ser grupo de risco para a covid. Nos bastidores, a ausência foi vista como um gesto proposital.

clica