Direito Global
blog

Novo reitor da UFPB

O professor Valdiney Veloso Gouveia é o novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A nomeação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União, hoje (5). Ele concorreu pela Chapa 3, com Liana Albuquerque como vice-reitora, e obteve pontuação de 106,496, ficando em terceiro lugar. Valdiney Veloso foi nomeado para um mandato de quatro anos, a partir da próxima quarta-feira (11).

O próximo reitor da UFPB irá liderar uma comunidade formada por 50 mil pessoas, sendo que 40 mil são estudantes de graduação. E ainda, uma massa crítica de docentes, pesquisadores de alto nível, em departamentos com laboratórios de ponta, mas que carecem de materiais e manutenção. Também irá gerenciar um orçamento robusto que, em 2020, está previsto alcançar R$ 1,87 bilhão, segundo o portal da Transparência do Governo Federal. Já foram executados R$ 888,88 milhões, até o momento.

O professor Veloso foi co-orientador no doutorado da advogada Giselle Crosara Lettieri, Assessora Jurídica do Conselho Federal de Medicina. Graduada em Direito e Letras Português – Inglês na instituição de ensino universidade Centro Unificado de Brasilia, Giselle é natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, mas está radicada na capital federal há muitos anos.