Direito Global
blog

Um exemplo de magistrado

Há 30 anos, no dia 26 de novembro de 1990, o ministro Douglas de Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), tomava posse como juiz do trabalho substituto perante o TRT da 15a Região (sede em Campinas), ao lado de outros talentosos juristas, como o magistrado Luiz José Dezena da Silva, que hoje atua nas bancadas do TST. “De repente, 30 anos se passaram, momento de olhar para trás, recordar os bons amigos e momentos vividos, além do aprendizado acumulado nessa longa jornada. As palavras de ordem ainda são aprendizado permanente, dedicação, humildade e alteridade! Parabéns aos amigos da turma 1990 do TRT 15”, afirmou o ministro.

Douglas Alencar Rodrigues nasceu em Goiânia (GO) no dia 26 de março de 1965. Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (1989), Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Aprovado em concurso público para ingresso na carreira da magistratura do trabalho realizado pelo TRT da 15ª Região, em 1990. Passou a integrar o quadro de magistrados da 10ª Região (sede em Brasília), mediante permuta, em 1992.

Durante sua longa carreira na justiça do trabalho, foi presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (AMATRA X), Vice-Presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA) e Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Indicado pelo TST para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2005-2007. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário IESB .Tomou posse como Ministro do TST em 22 de abril de 2014, em vaga decorrente da aposentadoria do ministro Pedro Paulo Teixeira Manus.