Direito Global
blog

“Dia do Fico”

O Dia do Fico é celebrado anualmente em 9 de janeiro. Neste dia, em 1822, o então príncipe-regente Dom Pedro, declarou que permanecia no Brasil e não voltaria mais para Portugal. Suas palavras ficaram célebres: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. A expressão se deve a uma célebre frase de dom Pedro, então príncipe-regente do Brasil, que era na época um Reino Unido a Portugal e Algarves:

Para compreendê-la melhor, é necessário conhecer o contexto em que ela foi dita. Em 1807, com o intuito de expandir seu poder sobre o continente europeu, Napoleão Bonaparte planejava a invasão do reino de Portugal. Para escapar aos franceses, a família real portuguesa transferiu-se, no começo do ano seguinte, para o Brasil, que se tornou o centro do Império português. Reino Unido .

Dentro do processo de independência do Brasil, o Dia do Fico foi muito importante porque significava que as ordens vindas de Portugal não seriam mais cumpridas na colônia. Além disso, esse processo ganhava um líder, o príncipe regente Dom Pedro I, que estava determinado a não cumprir essas ordens e permanecer no Brasil.

Com a permanência de Dom Pedro, a independência do Brasil era uma questão de tempo. O príncipe regente tornou-se o primeiro governante e procurou, ao longo dos meses seguintes de 1822, reafirmar o apoio das capitanias à causa da independência.

clica