Direito Global
blog

A história dos primeiros shoppings do Rio

Poucos sabem ou se lembram que o shopping do Méier, o mais antigo dos Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto João Henrique Rocha, segundo colocado no concurso para elaboração do Plano Piloto de Brasilia e também autor do Centro Empresarial de São Paulo, de 1973, considerado o primeiro intelligent building do Brasil.

O shopping do Meier foi aberto ao público em 1963. Atualmente o shopping do Meier conta com mais de 60 lojas, sendo duas âncoras (Lojas Americanas e C&A), além de lanchonetes fast-food, das quais se destacam o Bob’s. O bairro foi escolhido em função do apogeu comercial da época, sendo superado, em importância, apenas por Madureira e Copacabana. É importante lembrar que o Rio de Janeiro era, até 1960, a capital federal do Brasil.

O Projeto de Boruch Milman, João Henrique Rocha e Ney Fontes Gonçalves para o Plano Piloto de Brasília foi um dos projetos submetidos ao Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. Milman, um engenheiro, liderava a equipe recém-formada chamada de “Arquitetos Associados”. O projeto da equipe de Milman terminou o concurso no segundo lugar entre 26 propostas submetidas, o que foi uma surpresa para a equipe e para os que avaliaram posteriormente os resultados. O concurso foi vencido pela proposta 22 de Lúcio Costa, que foi elogiada por Milman, que via semelhanças entre as propostas e considerou “uma maravilha” ter chegado em segundo numa competição vencida pelo famoso arquiteto e urbanista.

A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para uma nova cidade no Planalto Central havia se tornado a meta-síntese do governo do presidente Juscelino Kubitschek. Tendo vencido as resistências políticas e as burocracias, o presidente pediu a Oscar Niemeyer, seu arquiteto de confiança, que projetasse a nova capital. Entretando, Niemeyer não quis fazer o projeto urbanístico, ficando apenas com os edifícios. Para projetar a cidade, ele sugere a criação de um concurso nacional com a participação do Instituto de Arquitetos do Brasil, o que é aceito por Juscelino.

Assim, em 1956 foi criada a Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Nova Capital Federal, que anunciou o Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, com o edital da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estabelecendo as regras que incluíam, por exemplo, que a cidade fosse projetada para 500 mil habitantes e a localização da área de cinco mil quilômetros quadrados. 62 concorrentes participaram do concurso, com 26 propostas apresentadas, entre elas a da recém-formada equipe liderada pelo engenheiro Boruch Milman, que foi a proposta de número 2.

Outro shopping importante é o Rio Sul, centro comercial inaugurado em 28 de abril de 1980 no Rio de Janeiro. Foi o segundo shopping da cidade, construído duas décadas após o shopping do Méier. É considerado um dos mais badalados centros de compras do Brasil, tendo, segundo a revista Exame, importância nacional. O mais antigo é o shopping do Méier, inaugurado em 1963.

De localização privilegiada em Botafogo, Zona Sul carioca, o Rio Sul tem vista para pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Corcovado. Conta com um variado mix de lojas espalhadas por quatro pavimentos, além de ter um home center com mais de 26 lojas de decoração, duas praças de alimentação e terraço com espaço para eventos, restaurantes e uma unidade da academia de ginástica. O seu movimento é de 22 milhões de pessoas/ano.

clica