Direito Global
blog

Dia da Mulher: mensagem de Maíra Fernandes

Mensagem da advogada criminal Maíra Fernandes, do escritório “Maíra Fernandes Advocacia”, Mestra em Teorias Jurídicas da UFRJ e Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) seção Rio de Janeiro
sobre a passagem do Dia Internacional da Mulher:

“Nós, mulheres, lutamos por igualdade o ano todo, mas no dia 08 de março nossa voz parece ecoar mais. É o momento de exigir respeito aos nossos direitos, o fim da violência contra a mulher, igualdade salarial, iguais oportunidades de trabalho.
É o momento de nos encorajarmos coletivamente, de dizer às demais mulheres para não desistirem. Persistirem em seus sonhos, confiantes de que nós podemos ser o que quisermos: não há limite para a ocupação de espaços por mulheres.
Como advogada criminal, posso dizer que a advocacia tem suas dificuldades, mas a mulher advogada tem desafios adicionais: temos que, permanentemente, comprovar nossa competência, em grau de exigência maior do que os homens e combater o machismo. É uma tarefa diária.
Isso deve acontecer também em outras profissões. Imagino que engenheiras, médicas, cientistas, mulheres de todas as áreas vivam essa realidade. É por isso que ainda precisamos de um 08 de março para lutar. Enquanto houver desigualdade, haverá luta.”

clica