Direito Global
blog

O IAB e o Dia Internacional da Mulher

“Já fui loura, já fui morena. Já fui Margarida e Beatriz. Já fui Maria e Madalena. Só não pude ser como quis.” Aos versos de Mulher no espelho, de Cecília Meireles, recorreu a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, hoje (8/3), data da celebração do Dia Internacional da Mulher.

“Valho-me deste poema para dizer que, para estarmos no lugar que queremos, precisamos, entre muitas iniciativas e batalhas, buscar inspiração em mulheres focadas na superação das dificuldades”, disse a advogada trabalhista.
Rita Cortez falou também que é preciso se inspirar “nas que buscam algo nunca feito para alcançar metas quase inatingíveis, nas que querem ser protagonistas de alguma transformação ou atrizes de alguma ruptura social e cultural adversa”. Para a presidente nacional do IAB, “é preciso seguir o exemplo das mulheres que lutaram ao longo da história, de forma incessante, pelo bem da humanidade e direitos iguais para todos”.

Na opinião de Rita Cortez, a luta feminina deve contar com o apoio masculino. “É preciso buscar inspiração nos homens também, estimular o companheirismo, a solidariedade, o reconhecimento das nossas competências e qualidades, respeitando as diferenças entre o masculino e o feminino”, sugeriu a advogada, que concluiu: “Precisamos, portanto, dar as mãos e prosseguir na nossa luta cotidiana para preservação e ampliação dos nossos direitos, pautando a nossa atuação em valores voltados para a dignificação de todos os seres humanos”.