Direito Global
blog

Deda faria amanhã 61 anos

Colega de turma no curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe do ex-presidente nacional da OAB, Cezar Britto, o ex-governador sergipano, Marcelo Deda Chagas, se fosse vivo, completaria amanhã (11) 61 anos. Nascido no município de Simão Dias, no extremo oeste do estado de Sergipe, o advogado Deda foi ainda prefeito de Aracaju, deputado federal e estadual. Morreu em dezembro de 2013 em São Paulo.

Seus primeiros estudos se dão no Grupo Escolar Fausto Cardoso, em Simão Dias, sua terra natal. Em 1973 sua família muda-se para Aracaju onde instala-se no tradicional bairro São José. No mesmo bairro matricula-se no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, formador de vários intelectuais e personalidades de Sergipe. Sua militância política teve início no Movimento Secundarista.

Em 1980 ingressa no curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe, onde se formaria quatro anos depois. O primeiro contato com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe foi feito na época de existência do grupo político estudantil de esquerda na Universidade chamado “Atuação”. Déda acompanhou no DCE da UFS a primeira greve universitária e seu interesse pelas causas esquerdistas atraíram a atenção da militância política.