Direito Global
blog

Violência no Fórum do Barro Duro

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou da reunião virtual do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde foi aprovada pelos Conselheiros Federais a realização de um desagravo público à advogada alagoana Maricélia Schlemper. Na última sexta-feira, em frente ao Fórum do Barro Duro, em Maceió (AL), antes de uma audiência de conciliação, o marido da advogada, José Benedito Alves de Carvalho, morreu ao entrar na sua frente para evitar que a esposa fosse baleada. O disparo foi feito pelo ex-marido da parte defendida pela advogada na ação. “É preciso combater a banalização do mal, que inclui a violência contra a mulher e a advocacia”, afirmou Rita Cortez.

Um italiano de 74 anos é suspeito de ter matado com um tiro o marido da advogada da sua ex-esposa ontem à tarde, antes de uma audiência de conciliação, no estacionamento do Fórum do Barro Duro, em Maceió. De acordo com a Polícia Militar, o estrangeiro teria tentado atirar primeiro na ex e depois na advogada dela, mas a arma falhou duas vezes antes do disparo que atingiu a vítima. De acordo com nota divulgada pela OAB-AL (Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas), a vítima, José Benedito Alves de Carvalho, de 42 anos, era bacharel em Direito e costumava acompanhar a esposa, a advogada Maricélia Schlemper, em suas audiências. Ontem à tarde, a advogada iria representar em favor da ex-esposa do suspeito, que teve a identidade preservada, em um processo que corre em segredo de justiça.

Ainda segundo a OAB-AL, antes da audiência de conciliação o suspeito, o italiano Pasquale Palmieri, apontou uma arma para Maricélia Schlemper e José Benedito tentou protegê-la, mas acabou sendo alvejado no estacionamento externo do Fórum do Barro Duro. A OAB-AL informou que ele chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado ao HGE (Hospital Geral do Estado), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acusado foi preso logo após o ocorrido pela Guarda Judiciária.