Direito Global
blog

Dia de São José

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março.

Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: São José, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

São José é conhecido também José de Nazaré, José, o Carpinteiro e como São José Operário, porque o santo era conhecido pela sua profissão, informação que podemos obter na Bíblia. Por esse motivo, no feriado do Dia do Trabalho – 1º de maio, é celebrado o Dia de São José Operário.

São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias.Na Itália, o dia é comemorado com deliciosos “Zepolles di San Giuseppe”, delicadas rosquinhas fritas ou assadas. Pela tradição popular, São José, esposo da Virgem Maria, é o Santo protetor dos pobres e oprimidos.

Nesse dia lembramos as dificuldades do sagrado casal de jovens, que, num país estrangeiro e esperando uma criança, vê recusados os pedidos por um lugar adequado para a realização do parto.

Esse ato, que viola dois sagrados sentimentos: a Hospitalidade e o Amor Familiar, é recordado com a realização de um banquete especial onde os Zepolles são servidos; dessa forma em algumas regiões da Itália, no dia 19 de março de cada ano, se usa convidar os pobres ao banquete de São José. Nessas ocasiões um sacerdote abençoa a mesa, e os pobres são servidos pelos donos da casa.

No Brasil, principalmente nos estados do Nordeste, diz a tradição que se chover no dia de São José a colheita será farta. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado no dia de São José.

São José era noivo de Maria quando soube que sua amada esperava um filho que não era dele. O então carpinteiro chegou a pensar em abandoná-la – o que faria com que ela fosse apedrejada. Porém, em sonho, um anjo explicou que a gravidez era proveniente de uma ação do Espírito Santo. José, então, casou-se com Maria e fugiu com ela para o Egito para preservar Jesus, que era perseguido por Herodes.

José faz parte da árvore genealógica do rei Davi. Assim, há uma ligação de Jesus com seu antepassado. José era carpinteiro de ofício, ensinando seu talento a Jesus. Não há precisão da idade de José nas escrituras. Porém, por muito tempo, ele foi retratado como um homem de idade já avançada, uma vez que um dos textos de Tiago menciona que ele já havia se casado anteriormente e tido outros filhos, sendo viúvo. Há, porém, contestação dessa ideia por parte de estudiosos.

José é pouco mencionado na Bíblia. A última das passagens ocorre quando Jesus, então com 12 anos, se perde dos pais ao ficar conversando com senhores durante uma peregrinação. Porém, indícios apontam que ele morreu antes que seu filho iniciasse sua vida pública. Entretanto, é sabido que o carpinteiro soube que a hora de sua morte estava próxima por meio de um anjo. Assim, pediu que Deus lhe concedesse uma boa passagem, descansando sob os olhares de Maria e Jesus. Em virtude disso, tornou-se o padroeiro da boa morte.