Direito Global
blog

Dia Internacional da Felicidade

Hoje (20/03) é comemorado o Dia Internacional da Felicidade (International Day of Happiness, como é conhecido internacionalmente). A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em junho de 2012, com objetivo de promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades. Mas no meio de uma pandemia global, temos motivos para comemorar?

A proposta de criar uma data fixa para celebrar a felicidade veio do Butão, o país asiático que desde 1972 mede o índice de Felicidade de seus cidadãos. O FIB, como é chamado, é composto por dez pilares: educação para a inclusão social, preservação e promoção dos valores culturais, resiliência ecológica, boa governança, vitalidade comunitária, saúde, desenvolvimento sustentável, diminuição da jornada de trabalho, esporte, igualdade entre gêneros e liberdade de pensamento.  No Butão, o FIB tem a mesma importância do PIB (Produto Interno Bruto) porque cidadãos felizes tem um um papel igualmente importante como os cidadãos produtivos.

O Butão propôs a data de 20 de março como o dia em que o Mundo deva priorizar a Felicidade e 193 países aprovaram. Desde então, essa é o Dia Internacional da Felicidade. 

clica