Direito Global
blog

Cataldi, advogado e jornalista

Faleceu na tarde de sexta-feira (26), em Pindamonhamgaba (SO), aos 68 anos, o jornalista, radialista e advogado, José Carlos Santos Cataldi. Ele é natural do Rio de Janeiro (RJ), tendo nascido em 18/12/1952. Seu corpo será levado hoje (27) para a cidade de Jacareí, onde será cremado.

Cataldi era formado em Direito pela Faculdade Metodista Bennett. Fez direito canônico na Arquidiocese do Rio sob orientação da Universidade Gregoriana de Roma. Aos 14 anos atuava em jornais de bairros. Aos 16 já chefiava a reportagem na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de onde foi apresentador por 35 anos.

Foi redator e editor nas Rádios Tupi, Globo, Clube de Corumbá (MS) e Independente de Aquidauana (MS). Foi fundador da CBN; apresentador da TV Rio/Record; Rede Manchete, TV Educativa RJ (Programa Pensando em Você); e Comentarista jurídico da Rádio Justiça do STF. Na advocacia foi, por várias vezes, Conselheiro Federal da OAB. Presidiu a Comissão Nacional de Direitos Humanos.

Foi reconhecido Cidadão Benemérito do Estado do Rio e das cidades do Rio, Niterói, Japeri, Paracambi e Taubaté. É detentor das Comendas Tiradentes; Pedro Ernesto; Zenóbio da Costa, e Grã Cruz do Mérito Judiciário. Agraciado em Pindamonhangaba com Moção por relevantes serviços. Foi também colunista do Jornal da Cidade, São José dos Campos Diário, Rede de TV Novo Tempo e comentarista político na Nova Difusora FM, dentre outros meios de comunicação que atuou em Pindamonhangaba.