Direito Global
blog

“HC” sai da Rede e entra no PSOL

O ex-presidente da OAB de Sergipe por três vezes – todas vencidas com o voto direto do advogado – Henri Clay Santos Andrade se filia na próxima segunda-feira (05.04) ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL 50). Conselheiro federal da OAB por dois mandatos, ouvidor-geral da OAB Nacional e diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia do CFOAB, foi convidado a ingressar no partido pela direção nacional do Psol.

Anteriormente, estava filiado ao partido da Rede e ao Partido Pátria Livre (PPL). Henri Clay, carinhosamente chamado pelos amigos de “HC”, tem por objetivo sair candidato ao governo de Sergipe nas eleições do próximo ano. Henri Clay tem no seu currículo um dado importante: nos períodos em que dirigiu a Seccional da OAB sergipana ficou por marcado por não ter nenhuma mácula, um fato raro nos dias de hoje do mundo político.

– Fui convidado – disse no dia 31 de março – por Guilherme Boulos e aceitei. Vou me filiar no dia 5, em ato público. Será numa live com Boulos e o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros. Henri Clay trocou a Rede pelo PSOL após o partido de Marina Silva anunciar um possível apoio ao ex-governador cearense mas nascido em São Paulo (Pindamonhangaba), Ciro Gomes e ao apresentador da Rede Globo, Luciano Grostein Huck na eleição presidencial de 2022.

Henri Clay tem apoios importantes em Sergipe: o ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto e do ex-presidente nacional da OAB, Cezar Britto. Henri Clay nasceu no município de Lagarto em 30 de abril de 1969, é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes UNIT). Segundo jornalistas locais, “é preciso que mais pessoas boas do naipe de “HC” batam às portas dessa elementar atividade tão crivada de pessoas tão ruins, sobretudo nesta quadra atual da vida nacional”.

É pós-graduado em Direito Processual pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor de Direito Processual da UFSE e da Universidade Tiradentes. É casado com a advogada, também sergipana, Rosa Helena Britto Aragão Andrade, responsável pela direção do escritório Advocacia Operária, um dos mais respeitados em Sergipe.