Direito Global
blog

Morre Mário Sergio Duarte Garcia

Morreu hoje (09), em São Paulo, o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Mário Sérgio Duarte Garcia. Ele estava internado há quase um mês, com um quadro de pneumonia que se agravou. Mário Sergio dirigiu, também, a Seccional da OAB de São Paulo durante a ditadura milita. No CFOAB organizou a campanha pelas Diretas Já.

Mário Sérgio Duarte Garcia formou-se em Direito no Largo São Francisco em 1954. Foi presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), presidente da seccional paulista da OAB de 1979 a 1981, presidente do Conselho Federal da Ordem de 1983 a 1985 e secretário de Justiça de São Paulo, durante o governo Orestes Quércia, de 1987 a 1990.

Além de sócio do Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Mário Sérgio faz parte do corpo de árbitros do Centro de Arbitragem da Câmara do Comércio Brasil-Canadá, da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo (Caesp).

Comentário do ex-integrante da Corte Internacional da Haia e ministro aposentado do STF, Francisco Rezek: “Na ciência do direito, na arte da advocacia e na extraordinária liderança de classe, Mario Sergio reuniu, como ninguém mais, as virtudes de um mestre, de um fidalgo e de um guerreiro. Sua partida, em hora tão difícil, nos deixa órfãos em mais de um sentido. E não há como avaliar em poucas palavras a dimensão da falta que desde agora ele nos faz”.

Para o ex-presidente nacional da OAB, Roberto Busato “perdem a OAB e a advocacia brasileira com a morte de Mário Sérgio Duarte Garcia, um dos grandes presidentes do CFOAB e um imortal líder dos advogados paulistas. Mário se satisfazia dizendo que só fora advogado, nos quase setenta anos de profissão, exercida de forma exemplar. Minha convivência com ele, foi de profundo respeito mútuo, que era uma de suas qualidades, admirava sua altivez de caráter e de ética, foi muito bom conviver com Mário Sérgio Duarte Garcia, um grande líder”.